Ainda não há confirmação da causa do colapso de parte de uma laje em um supermercado de Pontal do Paraná, no litoral do Estado. A suspeita é de que a estrutura foi danificada a partir do peso de caixas d’água localizadas na cobertura do mercado, que foi aberto oficialmente ao público na manhã desta sexta-feira (22). O acidente foi registrado no início da noite do mesmo dia, resultando em três mortes e deixando 12 pessoas feridas.
⠀
Elas eram funcionárias da empresa e estavam na área restrita do estabelecimento onde estava instalada a panificação.
⠀
Os nomes foram confirmados pela Polícia Civil, que comunicou ainda que a identificação das vítimas foi feita através de coleta necropapiloscópica (comparação de digitais) realizada por papiloscopistas policiais.
⠀
As três vítimas são:
-Rayssa Batista Santos, de 18 anos.
-Pryscilla Maris Taschek Farro, de 36 anos.
-Camille Vitória de Souza Dias, de 19 anos.
⠀
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) se manifestou sobre o desabamento do supermercado Super Rede Atacadista, em Pontal do Paraná e informou que notificou a empresa em novembro do ano passado, por uma “situação (que) segue aguardando regularização”.
⠀
O Crea afirmou que foi identificado uma irregularidade na estrutura do estabelecimento. De acordo com a entidade, o proprietário foi notificado e a situação seguia aguardando regularização. Confira a nota completa:
⠀
“O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia -Crea-PR- informa que a obra foi fiscalizada em novembro do ano passado, como parte das ações de rotina do Conselho em todos os municípios do Estado. Na oportunidade foram gerados dois relatórios de fiscalização, um relacionado à obra em si (projetos e execução), e outro específico relacionado ao programa de gerenciamento de riscos, necessário para a segurança do trabalho.
⠀
O que envolve diretamente à obra foi constatada a respectiva responsabilidade profissional, ou seja, do engenheiro civil e demais profissionais envolvidos. Foi constatada uma irregularidade com relação à execução da estrutura de concreto pré fabricado, sendo o proprietário notificado. A situação segue aguardando regularização.
⠀
No caso da Segurança do Trabalho, naquela oportunidade foi entregue um comunicado orientativo indicando a necessidade do Programa de Gerenciamento de Riscos, que não foi identificado no momento.”
⠀
A prefeitura de Pontal do Paraná decretou luto oficial por sete dias.
⠀
A rede de supermercados Super Rede emitiu comunicado informando que esta prestando o máximo apoio aos familiares das vítimas fatais e também dos feridos na tragédia. Ainda conforme a empresa, foi contratado o serviço de perícia para analisar as lajes junto a perícia científica.
⠀
O supermercado foi inaugurado na sexta-feira. O local ainda não tinha projeto contra incêndios aprovado pelo CBMPR. A Polícia Civil do Paraná irá instaurar um inquérito policial para investigar os fatos. Uma equipe esteve no local e foi solicitada a planta do supermercado para análise técnica e envolvidos serão ouvidos nos próximos dias.
⠀
Além das três vítimas fatais, outras 12 pessoas foram resgatadas com vida, 10 com ferimentos leves e duas com ferimentos mais graves. A Polícia Civil do Paraná irá instaurar um inquérito policial para investigar os fatos.
Mín. 16° Máx. 23°