A liberação das pistas acaba com uma espera de quase 17 anos dos curitibanos que aguardavam pela ampliação do grande corredor de transporte que agora conecta Curitiba de Norte a Sul, desde o Pinheirinho até o Atuba, numa extensão de 22 quilômetros. O Lote 4.1 é o trecho final da Linha Verde Norte.
⠀
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, entrega à cidade neste domingo (9/6), às 11 horas, a nova trincheira do Atuba e viadutos e libera o trânsito da Linha Verde Norte, nos dois sentidos, desfazendo o maior nó viário da cidade.
⠀
A Linha Verde começou a ser construída no dia 12 de janeiro de 2007, no trecho Sul. O trecho de obras inicial foi do Pinheirinho ao bairro Jardim Botânico, 200 metros antes do viaduto da BR-277, próximo à Universidade Federal do Paraná (logo depois da passarela de pedestres), numa extensão de 9,4 quilômetros.
⠀
A Linha Verde é o 6º eixo de transporte e de integração viária de Curitiba. A obra passa por 22 bairros da capital paranaense numa área de abrangência de 287 mil pessoas.
⠀
Tarumã - Enquanto isso, no Tarumã, continuam as obras de alargamento do viaduto da Linha Verde que passa sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, com previsão de conclusão no segundo semestre deste ano.
⠀
O viaduto está sendo alargado, dos dois lados, para receber dois conjuntos de estações-tubo (uma em cada sentido) na parte superior e outras duas na parte inferior.
Depois de concluído, o viaduto dobrará de tamanho, passando dos atuais 24 metros de largura para 50 metros, com oito pistas, sendo seis vias marginais e de tráfego local em sentidos opostos e duas faixas de ônibus,.
Na parte inferior do viaduto será instalada a Estação Victor do Amaral, para a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara, com o eixo Norte Sul, na Linha Verde.
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
Mín. 13° Máx. 27°